5 dicas para organizar o layout da sua academia




O modo como os equipamentos da sua academia são distribuídos pode causar impacto direto na administração do fluxo de pessoas. Um espaço devidamente planejado influencia na segurança e no conforto, permitindo a circulação livre dos clientes pelo ambiente. 


Distribuir os equipamentos corretamente, fazendo uso de um layout inteligente, seguro, prático e eficaz faz toda a diferença no negócio. 


Quase todo dono ou gerente de academia já deve ter sofrido com problemas resultantes da má distribuição dos equipamentos no espaço. Em academias voltadas para o público mais amplo, não é incomum ouvir relatos negativos por parte de professores e alunos com base no trânsito intenso de pessoas. 


Em alguns casos, as reclamações partem quando as demandas dos alunos por determinados professores se tornam maiores, e outros clientes acabam sendo negligenciados durante o expediente. 


Nas academias premium, o problema costuma se relacionar a um aproveitamento deficiente de um espaço amplo. Um layout incorreto pode gerar deslocamentos desnecessários e tornar a experiência do cliente incômoda. 


Neste artigo, vou discutir o que é necessário ter em vista na hora de pensar na mudança do layout do seu negócio. 



Jornada do cliente


A primeira coisa que precisa ser analisada na hora de montar o layout de uma academia é a jornada do cliente. É necessário saber o que os usuários da academia fazem em cada etapa que tem contato com a sua marca. Isso começa já nos anúncios de marketing, passa pelo atendimento de telefone, pelo contato visual com a fachada e, finalmente, da recepção para dentro. 


O que os clientes veem quando chegam no seu espaço? Como eles são bem-vindos? Pense no cliente que chegou naquele lugar e vai utilizá-lo diariamente. Alguns ambientes optam por ter um espaço de recepção, em seguida um vestiário e banheiro. A maioria das academias possuem sinalizações para disponibilizar orientação quando for necessário. 


É fundamental pensar na forma da organização das áreas de alongamento, de pesos livres e se cada zona é definida na combinação mais otimizada de estética. Os equipamentos de cada setor precisam estar alinhados para que o cliente não fique com a sensação de caos e desordem. É indispensável ter em mente que no meio de tudo isso, existem alunos e professores circulando, além dos visitantes ocasionais. É preciso pensar no espaço livre para isso, a fim de evitar contatos muito próximos e desnecessários. 



Equipamentos por setor 


Separar cada equipamento por setor é essencial para a organização do espaço, pois causa impacto direto sobre o fluxo de pessoas, e na gestão dos profissionais da academia. Além disso, a disposição dos equipamentos influencia diretamente na comodidade dos clientes. 


Disponha os equipamentos em áreas específicas, conforme o grupo muscular trabalhado, a modalidade de exercício a que ele se destina ou com o perfil da atividade física exercida nas aulas. 


Aparelhos utilizados para malhar os músculos das pernas devem ficar em um setor e, no outro, aqueles usados para os músculos dos braços. Assim, você vai evitar que alunos tenham que se deslocar grandes distâncias entre um exercício e outro, ficando mais concentrados no setor que estão utilizando naquele momento.


Isso reduz a sensação de desordem no ambiente e de lotação. Dispor os equipamentos evita que aglomerações sejam formadas por conta do amontoado de alunos em um único local, gerando filas e insatisfação, além de trazer facilidade durante os treinos, impedindo grandes deslocamentos durante a troca de aparelhos.


Segurança dos alunos e profissionais 

Independente do público que atende, uma academia deve sempre oferecer segurança para os clientes, e os profissionais que ali trabalham. É importante estar atento para não deixar equipamentos em locais que podem causar acidentes, quedas, tropeços ou lesões. 


Equipamentos como esteiras necessitam de uma atenção especial. É ideal possuir uma zona de segurança para evitar danos em caso de acidente. Barras e pesos, por sua vez, precisam de um espaço seguro e livre para que possam ser manuseados. 


Uma boa sinalização é um ponto importante. Ela ajuda a evitar a circulação de pessoas por entre as máquinas enquanto elas estão sendo utilizadas. Além disso, as sinalizações permitem um acesso visual a todos os objetos e aparelhos que apresentem algum tipo de risco para os usuários.



Design de interiores 


Os equipamentos que compõem uma academia contribuem na criação de um visual, trazendo a impressão de estilo que é ligado ao design de interiores. É preciso existir uma reflexão com relação ao esquema de cores utilizado seu layout. 


As cores causam sensações diferentes nas pessoas e um conhecimento abrangente sobre o tema pode ser fundamental para gerar efeitos, como dar a impressão de amplitude a um espaço, por exemplo. Investir em cores mais escuras nas paredes laterais, e uma mais clara no fundo, traz a impressão de profundidade e amplitude para o ambiente. Algumas academias optam em um design mais rústico, enquanto outras preferem uma aparência mais escura, com iluminação em faixas coloridas, ou características de néon em combinação com as cores das marcas. 


A organização de sua marca nas paredes, janelas, equipamentos e recepção também pode ser estruturada de uma forma que contribua para a ambientação, somado com as sinalizações e pequenos itens. 



Projeto em 3D


A modelagem tridimensional proporciona aos especialistas um tempo fácil de projeto para um espaço funcional. Além disso, caso o proprietário do ambiente precise atualizar a instalação, ter um layout em 3D torna o projeto de reforma mais econômico e prático. 


Com um modelo tridimensional, é possível ter uma estimativa precisa dos requisitos e necessidades orçamentária, além de poder usar o modelo para garantir fundos através da associação pré-venda antes de completar as instalações.


E aí? Pronto para implementar um novo layout na sua academia?

5 Tips to Organize Your Gym Layout


The way your gym equipment is arranged can have a direct impact on managing the flow of people. A properly planned space influences safety and comfort, allowing clients to move freely around the environment.

Arranging the equipment correctly, using an intelligent, safe, practical, and efficient layout, makes all the difference in the business.

Almost every gym owner or manager must have experienced problems resulting from poor equipment distribution in the space. In gyms catering to a broader audience, it's not uncommon to hear negative feedback from instructors and students due to intense traffic.

In some cases, complaints arise when demands from students for certain instructors become higher, and other clients end up being neglected during business hours.

In premium gyms, the problem usually relates to inefficient use of ample space. An incorrect layout can lead to unnecessary movements and make the client experience uncomfortable.

In this article, I'll discuss what needs to be considered when thinking about changing your business's layout.


Customer Journey


The first thing to consider when designing a gym layout is the customer journey. You need to know what gym users do at each stage of their interaction with your brand. This starts from marketing ads, goes through phone calls, visual contact with the facade, and finally, from reception inward.

What do customers see when they arrive at your space? How are they welcomed? Consider the customer who arrives at that place and will use it daily. Some environments opt to have a reception area, followed by a changing room and bathroom. Most gyms have signage to provide guidance when needed.

It's essential to think about organizing stretching areas, free weights, and if each zone is defined in the most optimized combination of aesthetics. Equipment in each sector needs to be aligned so that customers don't feel chaos and disorder. It's indispensable to keep in mind that amid all this, there are students and instructors circulating, as well as occasional visitors. Space should be allocated to avoid very close and unnecessary contacts.


Equipment by Sector


Separating each piece of equipment by sector is essential for space organization as it directly impacts the flow of people and gym staff management. Additionally, the arrangement of equipment directly influences customer comfort.

Arrange the equipment in specific areas according to the muscle group worked, the exercise modality it is intended for, or the profile of the physical activity performed in the classes.

Machines used for leg muscles should be in one sector, and those used for arm muscles should be in another. This way, you'll prevent students from having to travel long distances between exercises, keeping them more focused on the sector they are currently using.

This reduces the feeling of disorder and overcrowding. Disposing of equipment prevents crowds from forming due to students crowding into one place, causing queues and dissatisfaction, and facilitates training by preventing large movements during equipment changes.


Safety of Students and Staff


Regardless of the audience served, a gym must always provide safety for clients and the professionals working there. It's important to be attentive to avoid leaving equipment in places that could cause accidents, falls, trips, or injuries.

Equipment like treadmills needs special attention. It's ideal to have a safety zone to prevent damage in case of accidents. Bars and weights, on the other hand, need a safe and clear space to be handled.

Good signage is essential. It helps to prevent people from moving among the machines while they are in use. In addition, signage allows visual access to all objects and equipment that pose any risk to users.


Interior Design


The equipment that makes up a gym contributes to creating a visual, bringing the impression of style that is linked to interior design. There must be reflection regarding the color scheme used in your layout.

Colors evoke different sensations in people, and comprehensive knowledge of the subject can be crucial to generate effects, such as giving the impression of spaciousness to a space, for example. Investing in darker colors on side walls and a lighter one in the background brings depth and breadth to the environment.

Some gyms opt for a more rustic design, while others prefer a darker appearance with colored lighting strips, or neon features in combination with brand colors.

The organization of your brand on walls, windows, equipment, and reception can also be structured in a way that contributes to the ambiance, combined with signage and small items.


3D Design


Three-dimensional modeling provides experts with an easy time projecting a functional space. Additionally, if the environment owner needs to update the installation, having a 3D layout makes the renovation project more economical and practical.

With a three-dimensional model, you can have an accurate estimate of requirements and budgetary needs, and you can use the model to secure funds through pre-sale association before completing the installations.

Ready to implement a new layout in your gym?



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